quarta-feira, 17 de junho de 2009

INTRODUÇÃO



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
HISTÓRIA DA ARTE




Impressionismo- de Monet a Degas

O Impressionismo no contexto histórico-artístico-cultural


O Ocidente, entre final do século XVIII e início do século XIX, é varrido por uma onda de revoluções liberais, políticas e industriais.
* Toda esta situação vem provocar mudanças, principalmente ao nível político, verificando-se uma maior estabilidade, devido ao triunfo das democracias liberais européias e à consolidação da burguesia.
* Na França, após:
- o Segundo Império (monarquia de Napoleão Bonaparte)
- a Guerra Franco-Prussiana (conflito armado entre a França de Napoleão III e um conjunto de estados germânicos liderados pela Prússia)
- o episódio da Comuna de Paris (primeiro governo operário da história, fundado na capital francesa por ocasião da resistência popular ante à invasão alemã, após a tomada da bastilha, marco inicial da Revolução Francesa). ...
Em 1871, chega a paz, assim como na Itália e na Alemanha.
* Advento da Revolução Industrial e sua expansão pelo mundo: consolidação das grandes indústrias, destacando-se a Inglaterra com a posição de supremacia neste processo.
*Aparecimento das oposições, a saber, o Republicanismo, o Socialismo e o Anarco-Sindicalismo. Isto é, surgimento de idéias que refletiam sobre as contradições de classes, entre trabalhadores e patrões (socialismo, anarquismo...)
- Triunfo da burguesia como classe social hegemônica, preponderante.

* Contudo, as cidades tornam-se símbolos da vida moderna, com os seus caminhos-de-ferro, novos processos de comunicação, novos meios de transporte. Também se verifica a intensificação da vida noturna, sendo que as sociedades se tornaram mais otimistas e amantes do que é moderno. Ou seja, há uma urbanização intensa das principais cidades européias.

* Durante o período que ficou conhecido como Belle Époque, a França era um país sem muitos problemas. Entre 1875 e 1914, verificam-se, então, algumas alterações:
- Crescimento das cidades, tendo Paris como protagonista;
- Canalizações, esgotos, estações e mercados, bem como parques, boulevards e edifícios públicos (ópera) são algumas das obras realizadas;
- A iluminação vem permitir a circulação à noite, sendo, então, possível as exposições estarem abertas até mais tarde;
- Os cafés continuam a ser o centro da vida pública e das tertúlias artísticas e literárias.
* Outras características deste período são o Capitalismo e a industrialização em ascensão, bem como o avanço das ciências e técnicas. São criações desta época o telefone, a eletricidade, o cinema e a fotografia, grandes símbolos de Modernidade.
* Começam a organizar exposições universais, para apresentar as inovações.
* Paris torna-se o centro da vida artística e cultural ocidental.
* Na arte verificaram-se diversas alterações, que mudaram o sentimento do artista perante a obra de arte e, também, perante a Arte em geral.
* Verificam-se um afastamento da Arte em relação ao religioso e político, numa tentativa de aproximação ao indivíduo, enquanto criador e consumidor. Para tal, foi instalado um mercado de arte e estabelecido um círculo de críticos de arte.
* Verifica-se uma revolução nas técnicas, nos objetivos. Acontece, então, o inédito. Surgem duas Tendências Artísticas:
* Por um lado, o conservadorismo acadêmico, os que se diziam os guardadores da verdadeira arte.
* Por outro, os que desejavam inovar, os que estavam sujeitos à não-aceitação por parte dos acadêmicos, mas que acabariam por se impor como corrente/escola e que viriam a ser a base da arte do século XX, o IMPRESSIONISMO.



O Impressionismo foi um movimento cultural surgido no século XIX na pintura, tendo esse nome pois o quadro que deu início a esse movimento foi o quadro Impressão, nascer do sol de Claude Monet em 1872 em que Louis Leroy, amigo de Monet, escrever em uma de suas críticas: "Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.








Nesse quadro, disponível no site História da Arte, é possível observar as pinceladas do grande gênio Claude Monet. A natureza é retratada de uma forma bem natural. Uma das características do Impressionismo era combater o lema do Realismo como forma de pintura.

O pintor mais reverenciado do Impressionismo para a critica foi, sem sombra de duvidas Claude Monet.
mas ainda podemos destacar a importancia que tiveram Degas, Renoir e Manet.

Por Ana Angélica Rodrigues e Juliana Figueiredo.

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