quarta-feira, 17 de junho de 2009

MÚSICA E LITERATURA

MÚSICA IMPRESSIONISTA
FOTO DE CLAUDE DEBUSSY. Sua música mais famosa foi Revérie.




Música impressionista é o nome dado ao movimento da música clássica européia que surgiu no fim do Século XIX e continuou até o meio do Século XX. Originando-se na França, música impressionista é caracterizada por sugestão e atmosfera, e abstem os excessos emocionais da Era Romântica. Compositores impressionistas preferiam composições com formas mais curtas, tais como o nocturne, arabesque, e o prelúdio; além disto, freqüentemente exploravam escalas, como a escala hexafônica.
A influência de impressionismo visual na sua contraparte musical é bem discutida. Claude Debussy e Maurice Ravel são considerados, em geral, os maiores compositores impressionistas. Mas, Debussy não concordou com o termo, chamando-o de invenção dos críticos.Entre outros músicos impressionistas fora da França incluem-se obras de Ralph Vaughan Williams e Ottorino Respighi.
Música impressionista.


O Movimento Impressionista na música, foi um movimento na música clássica européia, principalmente na França, que se iniciou no meio do Século XIX e continuou até o meio do Século XX. Assim como o seu percursor em artes visual, música impressionista focalizou mais na sugestão e atmosfera do que na forte emoção ou ilustração da história como em Música de programa. Música impressionista surgiu de uma reação aos excessos da Era Romântica. Enquanto este período foi caracterizado como uma Era do uso dramático do sistema das escalas maior e menor, música impressionista tende a fazer mais uso de dissonância com escalas não tão comuns, tal como a escala hexafônica. Compositores românticos também usaram formas longas de música, como a sinfonia e o concerto. Enquanto os compositores impressionistas preferiram formas menores.FOTO DE MAURICE RAVEL, autor do pomposo Bolero.

Assista então agora ao famoso e pomposo Bolero de Ravel, uma das mais famosas músicas do Impressionismoe, sobretudo da genialidade que foi Ravel.
Saiba mais sobre Ravel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurice_Ravel
E então, gostou? Então comente!


LITERATURA IMPRESSIONISTA

Na Literatura, o Impressionismo derivou do Realismo, e o termo, só recentemente posto em uso por críticos e nsaístas, tem servido para situar escritores até então sem uma classificação definida. Assim, a mesma indefinição do detalhe, do objeto, tanto na Pintura como na Música, é observada na Literatura. O escritor passa a lidar com “estados de alma”, no dizer de Hibbard, e até o enredo fica subordinado à situação daqueles “momentos”. A sintaxe perde a sua estruturação clara e é apenas esquematizada, levando em conta as necessidades expressivas para a captaçào do mundo subjetivo que o escritor quer retratar. Amado Alonso no ensaio Impressionismo em el Lenguaje, mostra que não há propriamente uma linguagem impressionista, mas algumas preferências por expressões subjetivas, simbólicas, que servem para aproximar certos escritores. E aponta o exemplo, muitas vezes freqüente, do abandono da ordem lógica da frase. E mais: o tratamento verbal para que o leitor tenha a sensação, não de uma descrição objetiva e onisciente do autor e sim de testemunha dos fatos apresentados. Assim, muitas vezes, escritores que à primeira vista pareciam tão distantes em sua maneira de concepção, podem ser aproximados por uma característica afim do estilo. No caso, Katherine Mansfield, Marcel Proust e outros. Foto de Marcel Proust, um dos mais importantes escritores impressionistas.


Os impressionistas, na literatura também tinham muita ligação com o Simbolismo. Para Sergius Gonzaga, no site Terra e Literatura, o romance brasileiro O Ateneu, do suposto realista Raul Pompéia seria uma obra do Impressionismo pelo caráter não-neutro que há no folhetim. Portanto, se o Realismo não concebe um estilo não-neutro, esse seria um romance totalmente impressionista.



PARA TERMINAR A SUA VISITA À NOSSA GALERIA DE ARTE ON-LINE VEJA AGORA ALGUNS DOS QUADROS MAIS FAMOSOS DO IMPRESSIONISMO:




Por Gabriel Nascimento, Josenilda Costa e Evanilda Dias.




Galeria Impressionismo- de Monet a Degas
Universidade Estadual de santa Cruz-UESC
Departamento de Letras e Artes
História da Arte
Prof. Guilherme de Albagli
Grupo Impressionismo da disciplina História da Arte:

Gabriel Nascimento
Verbenha Suzart
Muriel Otony
Josenilda Costa
Juliana Figueiredo
Miram Menezes
Ana Angélica Rodrigues
Jaciara Caldas



CLIQUE EM CIMA DELES E VISITE O BLOG DA REDAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá você que visita o Blog Impressionismo- de Monet a Degas, nós da equipe esperamos que realmente esteja gostando deste Blog e que comente o quanto quiser sobre ele.
Por isso, fique à vontade!